Como tirar o passaporte

Se você está planejando uma viagem internacional, ter um passaporte válido é essencial. Mas o processo de como tirar o passaporte pode gerar dúvidas. É por isso que eu criei esse guia, com 8 passos para tornar todo o processo mais fácil e menos estressante.

Antes de começar o processo de inscrição para o passaporte, é importante entender os requisitos e procedimentos.

O que é um passaporte?

O passaporte é um documento oficial emitido pelo governo do país de origem, que permite a viagem internacional e atesta a identidade do titular no exterior. Ter um passaporte válido é fundamental para viajar para a maioria dos países e o processo de inscrição pode variar de acordo com o país em que você reside.

O que é um passaporte

Passo a passo de como tirar o passaporte:

 Aqui estão as etapas básicas envolvidas no processo de como tirar o passaporte:

  1. Coletar os documentos necessários
  2. Preencher o formulário de inscrição para passaporte
  3. Tirar fotos para o passaporte
  4. Pagar as taxas do passaporte
  5. Agendar um atendimento no posto de atendimento
  6. Comparecer à sua consulta no posto de atendimento
  7. Acompanhar o status do pedido de passaporte
  8. Receber seu passaporte

Vou detalhar cada um das etapas para você se preparar com calma e do jeito certo para tirar seu passaporte sem dor de cabeça.

1. Coletando os documentos necessários

Os documentos requeridos podem variar de acordo com o país e podem incluir:

  • Documento de identificação válido, como carteira de identidade ou carteira de motorista.
  • Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil.
  • Comprovante de residência atual, como contas de água, luz ou telefone.
  • Comprovante de pagamento das taxas do passaporte.
  • Certificado de naturalização, se for o seu caso.
  • Autorização dos pais, se o você for menor de idade.

Então antes de tudo, você precisa verificar quais os documentos dessa lista você precisa. No caso dos homens, é necessário a apresentação do Certificado de Alistamento Militar (CAM), do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) ou outro documento equivalente (carteira de reservista, etc.)

Confirme aqui quais serão os documentos que você precisará ter para agendar seu passaporte: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/passaporte/documentacao/lista-brasileiro

2. Preenchendo o formulário de inscrição para passaporte

Depois de coletar todos os documentos necessários, é hora de preencher o formulário de inscrição para o passaporte. Antes de preencher, leia todas as instruções com cuidado para preencher tudo corretamente. Alguns dos dados que você vai preencher incluem:

» Não se esqueça de sempre anotar o número do Protocolo!

  • Nome completo, data de nascimento e local de nascimento.
  • Número do documento de identificação válido.
  • Informações sobre os pais.
  • Endereço residencial atual.
  • Detalhes de contato, como número de telefone e endereço de e-mail.
  • Informações da certidão de Nascimento / casamento

Link para preenchimento do formulário: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte

3. Pagando as taxas do passaporte

Após preenchimento, o site da Polícia Federal irá gerar sua Guia GRU. Essa Guia deve ser paga dentro do prazo de validade, e assim que o pagamento for reconhecido você poderá voltar no sistema e realizar o seu agendamento.

4. Agendando um atendimento no posto de atendimento

Após ter todos os documentos necessários, o formulário de inscrição preenchido e a guia paga, é hora de agendar um atendimento no posto de atendimento mais próximo para tirar sua foto e levar seus documentos pessoais.

O agendamento geralmente pode ser feito online. Certifique-se de selecionar um horário conveniente para você e leve em consideração o tempo necessário para processar sua solicitação. Anote o dia e horário do seu atendimento para que você não esqueça.

Link para realizar o agendamento (após pagamento da taxa): https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do;jsessionid=5A4837D675F2A802EAD6C7A5039C2AD3.sdf0021_inst_0

5. Comparecendo à sua consulta no posto de atendimento

No dia do seu atendimento no posto de atendimento, você precisar levar todos os documentos necessários e o comprovante de pagamento das taxas.

Chegue um pouco mais cedo para evitar atrasos e lembre-se de seguir todas as instruções fornecidas pelo pessoal do posto de atendimento.

Durante o atendimento, sua documentação será verificada, suas digitais serão coletadas e você poderá precisar responder a algumas perguntas adicionais. Eu sempre falo para você responder com calma e ser honesto.

6. Acompanhando o status do seu pedido de passaporte

Vou te lembrar de novo de anotar o número do protocolo fornecido durante o atendimento e acompanhar o andamento do seu pedido sempre. Porque aí se você tiver alguma dúvida ou se o prazo de processamento estiver atrasado, você pode entrar em contato com o órgão emissor do passaporte para obter mais informações.

7. Recebendo seu passaporte

Após o processamento do seu pedido, você receberá uma notificação informando que seu passaporte está pronto para ser retirado. Geralmente, o passaporte pode ser retirado no mesmo posto de atendimento em que você compareceu para a consulta.

Não se esqueça de levar a notificação e um documento de identificação válido no momento da retirada. Verifique se todas as informações no passaporte estão corretas antes de sair do posto de atendimento.

E agora você está pronto para embarcar em sua próxima aventura internacional ✈ Aproveite e veja todos os grupos de viagem disponível no Projeto Trip 💜

UPDATE 2023:

A partir do dia 3 de outubro, o novo passaporte brasileiro esta sendo emitido. O procedimento do novo passaporte brasileiro continua o mesmo e o governo diz que será manter o valor. Se você já tiver o passaporte, ele continua valendo normalmente até o prazo de vencimento. Apenas os novos serão assim repaginados.

💜

Tirar o passaporte é muito simples. Muita gente acha que o passaporte é como um visto, eles podem aprovar ou negar a emissão de um. Mas na verdade, ele é como um RG, todos tem direito e nesse guia está certinho o passo a passo.

Se ficou alguma dúvida, basta deixar seu comentário abaixo ou entrar em contato.

Um beijo