Já sabemos que, para aproveitar praias famosa, é melhor fugir de feriados e finais de semana, principalmente em época de férias de verão. É o caso da Ilha das Couves, uma atração muito famosa do litoral norte de São Paulo, que fica na cidade de Ubatuba.
Para quem chega a Ubatuba e quer aproveitar uma praia paradisiaca, com muita natureza e um mar incrível para mergulhar, esse é um dos meus destinos favoritos – porque fui mais de uma vez para aproveitar!
Como chegar a Ilha das Couves?
A Ilha fica cerca de uma hora de distância do centro de Ubatuba e a saída principal é pela praia de Picinguaba. O acesso é de barco, lanchas ou escunas (que você pode dividir o preço entre amigos). Mas como estava eu e o Luiz, nós fomos de barco mesmo e foi ótimo.
O trajeto da Praia de Picinguaba até a Ilha das Couves é de apenas 15 minutos. E as saídas são divididas em três horários¹ – é importante ver certinho qual os horários disponíveis quando você for.
Se você quiser encontrar a praia vazia, chegue muito cedo. Na segunda vez que fui pra lá, cheguei na praia às 07h e estávamos sozinhos durante uns 20 minutos, então começou a encher de gente.
1. Os 2 primeiros turnos, das 8h às 11h e das 11h às 14h são administrados pela Associação de Barqueiros da Picinguaba – mais informações contate a Associação pelos telefones (12) 99172-3195 e (12) 99641-9702, ou utilize o e-mail tbcpicinguaba.ilhadascouves@gmail.com. E o terceiro turno, que vai das 14h às 17 horas, é liberado para os passeios com lancha que partem de outros pontos de Ubatuba – confira o contato atualizado e os horários ao chegar lá e no site da Prefeitura de Ubatuba.
O que fazer na Ilha das Couves?
Importante reforçar aqui para evitarem feriados! A primeira vez que fomos, a praia estava lotada, sem lugar para sentar. Mas eu e o Luiz aproveitamos a água calma para mergulhar e ficamos cerca de 3 horas na água mergulhando de snorkel² e simplesmente encantados com a quantidade de fauna marinha por ali.
2. O esnórquel ou snorkel é uma prática esportiva de mergulho em águas rasas com o objetivo de recreação, relaxamento e lazer. O mergulhador usa apenas uma máscara, nadadeiras e um tubo de aproximadamente 40 centímetros para respirar sob a água.
Essa foi uma das melhores experiências de snorkel que tive na minha vida!
A segunda vez que fui (das fotos) o mar estava muito bravo e não pudemos entrar na água para mergulhar. Ponto importante aqui pra quem quer mergulhar: se o mar estiver bravo, não tem como. Você vai colocar a sua vida em risco e dar trabalho pro resgate.
Então, além do mergulho você pode aproveitar a paisagem e curtir uma das praias mais lindas de São Paulo.
Aproveite e conheça também: a Ilha do Tamanduá em Caraguatatuba SP